Por Wesley Rocha

Metrô do Cariri – Ceará

O “Metrô” do Cariri, é um sistema de transportes que liga a cidade de Crato a Juazeiro do Norte.

É um sistema ferroviário bem simples, usa via singela e um pátio único, num percurso de 13,6 km de extensão.

O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato, utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária Transnordestina Logística S/A até o distrito de Muriti, município do Crato. O trecho entre Muriti e a antiga estação do Crato, cerca de 4km, foi desativado há mais de vinte anos, sendo portanto necessária a implantação de nova via. O restante do trecho (entre Muriti e Juazeiro do Norte) passou por serviços de remodelação, necessários ao atendimento das condições mínimas de operacionalidade e segurança de um sistema de transporte ferroviário de passageiros.

O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formada por 02 carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição.

A velocidade máxima operacional será de 60km/h.A demanda inicial estimada é de 5.000 passageiros/dia com período operacional entre 5:30 e 22:30h horas, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia.

A inauguração do Metrô do Cariri se deu em 1º de dezembro de 2009 com o início da  Operação Assistida (Operação Branca), caracterizada por testes dos equipamentos envolvidos (trem, via, estações e sinalização). Por enquanto, a operação ocorre somente nas estações Crato e Juazeiro enquanto as demais são concluídas.

Características Físicas e Operacionais do Sistema

Trecho: Fátima /Crato.
Extensão: 13,9  km
Linha: Singela
Bitola: Métrica
Trilho: TR 37
Fixação: Rígida
Número de Estações: 09
Material Rodante: 02 composições tipo VLT com 2 carros
Velocidade máxima: 60 km/h
Horário de Operação: 05:30 às 22:30 h
Demanda Inicial: 5.000 passageiros/dia
Intervalo entre trens: 28 minutos
Geração de empregos diretos: 161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados)

 

Fotos

1. Estação Juazeiro do Norte

 

Foto de Marcelo Almirante

2. Estação Juazeiro do Norte

Foto de Marcelo Almirante

 

3. Interior da Estação de Juazeiro do Norte

Foto de Marcelo Almirante

4.  Toten da Estação

Toten da Estação Juazeiro do Norte

 

5. Placa do Metrô do Cariri

Placa do Metrô do Cariri

 

6. Tram do Metrô do Cariri – Feito pela Bom Sinal

Composição do Metrô do Cariri

 

7. Estação Crato

 

Estação Crato

 

8. Tram chegando de carreta

 

Tram do Metrô do Cariri

9. Tram passando por uma PN

 

Tram do Cariri

Foto de Cesar Coelho

10. Interior do Tram

Interior do Tram

Videos

 

 

 

 



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: