Por Wesley Rocha

Trem Intra Metropolitano – Santos

O Trem Intra metropolitano (TIM) de Santos, foi um serviço criado pela Fepasa no dia 12 de julho de 1990, e prestado nos seus últimos anos de operação (1996 até meados de julho de 1999) pela então CPTM, atendeu os municípios  São Vicente e Santos, contava com 5 estações e 16,15 KM de extensão.

O serviço foi desativo pelo grande déficit gerado, foi quando em Julho de 1999, a CPTM encerraria os serviços entre Samaritá e Ana Costa.

O sistema contava com 5 estações e com bitola métrica, a uma velocidade média de 40km/h em via singela, o trem utilizado era um Toshiba Série 5900 rebocado por uma locomotiva Alco RSD-8.

 

Estações do Sistema

1. Ana Costa

2. São Vicente

3. Vila Margarida

4. Doutor Alarico

5. Samaritá

Estação Ana Costa

Foto Ralph M. Giesbrecht

 

 

Estação Ana Costa

 

Embarque de passageiros no TIM

José H. Bellorio

 

Estação São Vicente

 

Foto Antonio A. Gorni

 

Plataformas da estação São Vicente

 

Foto Antonio A. Gorni

Estação São Vicente desativada

Foto Antonio A. Gorni

 

Estação Samaritá

Foto Marlus Cintra

Estação São Vicente

Material Rodante

O material rodante do TIM, utilizava de um Toshiba Série 5900 rebocado por uma locomotiva Alco RSD-8 e uma GP-9, fotos a seguir:

Alco RSD-8

 

Alco RSD-8 em Presidente Altino

Alco RSD-8

Composição do TIM

Toshiba Série 5900

 

Composição formada pela Alco RSD-8 e Toshiba 5900

Composição do TIM, Alco RSD-8 e Toshiba Série 5900

Toshiba 5900 usado no TIM

Toshiba 5900 usado no sistema

Toshiba 5900 no TIM de Santos

Interior da composição do TIM

Locomotiva GP-9

Foto por Cid J. Beraldo

Toshiba 5900, usado no TIM, antes operava na extensão operacional da Linha Sul

Toshiba 5900, usado antes na extensão operacional de Varginha

Mesmo trem acima, agora sucateado

Toshiba 5900, depois do TIM, foi sucateado

Composição formada pela GP-9 e o Toshiba 5900

Comentários em: "Trem Intra Metropolitano – Santos" (6)

  1. esta ultima foto se refe à uma g12… não gp9

  2. Já está na hora de o Brasil virá uma segunda Europa em se referindo a trens, pois temos um grande potencial elétrico p,ra servir de tração q não solta fuligem nenhuma na atmosfera contribuindo assim a famigerada efeito estufa da terra e mesmo o combustível fóssil o mesmo não é renovável e oleo de mamona q se renova não vai ocupar os campos agrícolas de lado ao feijão e milho. Isso é coisa de ser propagado na TV, principalmente a Globo q penso em uma audiência em 90% e q a Globo deveria fazer uma média social gratuita nessa parte e não ter prazer em propaganda gratuita nas eleições q o candidato está visando mais o seu ‘eu’ do q o mundo social.

  3. TODOS NÓS QUEREMOS DE VOLTA O TREM DE PASSAGEIROS PARTINDO DE SANTOS A JUQUIA NOVAMENTE.

  4. Cheguei a passar por esta região, quando havia uma linha que fazia o trecho de Santos a Embu-Guaçu.
    Lembro-me que em um domingo a composição deu um defeito e nunca mais rodou o trém de passageiros.
    Uma lástima.

  5. ademir disse:

    Favor corrigirem correto as estações e paradas do antigo trem TIM da baixada santista
    1-Estação-Ana Costa
    2-Itararé (Conhecida como Carrefour )
    3-São Vicente
    4-Vila Margarida
    5-Quarentenário
    6-Rio Branco
    7-Samaritá

  6. ademir disse:

    Favor corrigirem correto as estações e paradas do antigo trem TIM da baixada santista
    1-Estação-Ana Costa
    2-Parada Itararé- (Conhecida como Carrefour )
    3-Estação-São Vicente
    4-Parada-Vila Margarida
    5-Parada-Quarentenário
    6-Parada-Rio Branco
    7-Estação-Samaritá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: